NOTAS DO ADEGÃO
Assim como em várias outras bebidas, o Sake também segue uma sequência para fazermos a prova de vários rótulos.
GAIKEN - Análise Visual - As cores apresentadas no sake começam do Incolor, Palha, Amarelo e os sakes envelhecidos podem atingir a cor âmbar. Então os dois círculos em Azul-marinho reagem ao amarelo, ficando bem escuro. O fundo Branco verificamos a limpidez da bebida para analisar os sakes Não filtrados.
Avalia-se também o corpo da bebida quando formam as “lágrimas”.
Análise Olfativa e Gustativa - através da Roda de Aromas e Sabores, verifica-se o KAORI (Aroma) e o AJIWAI (Sabor). A checagem da Acidez da bebida é feita ao colocar uma pequena quantidade de sake na boca e puxa-se o Ar.
Também verifica-se o Retrogosto depois de engolir.
Quando os profissionais analisam o Sake, o IROZAWA 色沢, "Visual" da bebida é um passo muito importante, além de ver o corpo e se formam "lágrimas". A partir da aparência, podemos deduzir aspectos com relação à qualidade do Sake.
A maioria das cores do sake é derivada das matérias-primas, como o Arroz, Koji (Arroz Maltado) e Koubo (Levedura), que são Riboflavinas ou Vitamina B2, sempre estarão presentes na bebida,
Quase todos os sakes passam pelo processo de Filtração por Carvão Ativo que remove a cor amarelada e o deixa Incolor AOSAE. Com o tempo, volta a ter uma leve cor de palha desbotada SAE. Dependendo da luz, ainda se enxerga como Incolor. Uma boa comparação que faço, é uma camisa branca com tom azul novinha e outra branca já depois de gasta com um leve tom amarelo. Ambas as cores, são de vários sakes no Mercado.
A cor BOKE, podem apresentar em 3 tipos de situação: Sake que não passa pela Filtração por Carvão Ativo., Sake a caminho do Envelhecimento, ou Sake Oxidado com o tempo.
A cor KONDAKU é o Turvo e Branco, para os sake NIGORI que não são filtrados e toda a borra fica misturada à bebida.
Da cor BOKE para o KOGANE IRÔ (Dourado), o sake já envelheceu 5 anos. Também é o limite onde a Flavina atua e perde força para a Melanoidina começando a deixar o sake mais avermelhado.
BANCHÁ IRÔ é a cor do Chá Banchá que já é mais avermelhado. E aqui é o limite que o sake chega ao envelhecimento de 20 anos. A partir daqui os anos passam, mas a cor não sofre tanta alteração. Tendem a escurecer pouca coisa.
Origem: Japão
Capacidade: 50ml
Material: Porcelana
Orientação: Pode ser servido de gelado à quente. Pode ser colocado em microondas